Artigos

Artigos

<< Voltar
Discipulado

Discipulado

DISCIPULADO

Introdução


“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mateus 28.18-20

Neste texto, Jesus nos ensina o que é discipulado: IR, BATIZAR e ENSINAR.

Que revolução entender que a grande comissão não é apenas pregar o evangelho a toda criatura, mas sim fazer discípulos, indo,batizando e ensinando!!!

Todo aquele que foi lavado pelo sangue de Cristo é um sacerdote (Apocalipse 1.5-6) e, portanto, não somente está autorizado, mas enviado por Jesus para fazer discípulos, pregar, batizar e ensinar a esses novos convertidos obedecerem todas as coisas que Ele tem ordenado!

Que tremendo foi para mim, entender isso!!!

Quando eu tinha 6 meses de convertido já comecei a discipular três vidas!!! Eu estava sendo discipulado, e estava discipulando esses três novos irmãos.Como é precioso pastorear e ser pastoreado!!! O que eu recebia, eu dava!!!


Paulo e o discipulado

Paulo aprendeu bem sobre o que é discipulado e sua importância; ele tinha como foco principal a formação da imagem de Cristo na vida de todo homem, isso é discipulado!!!

“meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;” Gálatas 4.19

“o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;” Colossenses 1.28

Discipulado é cooperar com Deus na formação de vidas, para que alcancem maturidade na fé, sejam aperfeiçoados e desempenhem o seu serviço.


Pregar X Pastorear

Jesus pregava para as multidões: Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; (Mateus 7.28).

Mas, pastoreava doze: Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar; (Marcos 3.14).

Que importante aprender a diferença entre pregar e pastorear!!!

Não é possível pastorear multidões, não é possível pastorear do púlpito; do púlpito eu prego, eu ensino, discipulado é um vínculo mais próximo, contínuo, não é uma reunião, é um relacionamento. Para que multidões sejam formadas a imagem de Cristo, me concentro em alguns para que sejam capacitados a pastorearem outros!!!


Paternidade espiritual


Discipular ou pastorear é um vínculo de paternidade espiritual: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus….a Timóteo verdadeiro filho na fé…” 1 Timóteo 1.1-2

Tem como objetivo treinar nosso filhos na fé para que transmitam a outros: “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.” 2 Timóteo 2.1-2


Márcio Torres,

Pastor na cidade de Agudos/SP






















































































































































































Compartilhe com os amigos
Facebook Twitter Google+